segunda-feira, 17 de junho de 2013

Memórias Literárias...




 
  Minha iniciação na leitura foi com gibis da Turma da Mônica e eu também era fascinada pela coleção Vaga-Lume. Lembro que amei o livro A Ilha Perdida de Maria José Dupré. Esse livro de aventura fez com que eu mergulhasse no mundo da imaginação daqueles personagens e isso me fazia muito bem. Assim como outros livros também dessa coleção como Tonico, Zezinho, o  Dono da Porquinha Preta, Cem Noites Tapuias, etc. São livros encantadores que marcaram a minha infância!
Eu gostei muito dos depoimentos de leitura, mas amei a reflexão do pintor Newton Mesquita quando diz: "Quando você vê um quadro e gosta muito, a sensação é a de que aquela imagem sempre esteve dentro de você. Com o texto é a mesma coisa: aquilo toca na sua essência e detona tantas ideias e fantasias que se torna parte de sua vida", penso que a leitura realmente é isso. Ela toca nossa essência, faz com que mergulhemos no mundo da fantasia e da imaginação e depois nos traz o enriquecimento para nossa própria vida, fazendo parte de nossa realidade.
  Eu adoro ler, principalmente poesias. Lembro que fiquei muito feliz quando consegui ler meu primeiro livrinho de histórias infantis. Corri contar para a minha saudosa professora da 1a. Série. Foi um contentamento muito grande! Mas, o meu grande incentivo à leitura foi quando ganhei uma medalha pelo 4o. lugar em um Concurso de Poesias quando eu estava na 5a. Série. Maior ainda quando ganhei um troféu por conquistar o 1o. lugar no Concurso de Poesias quando eu estava na 6a série. Desde então passei a admirar os poetas como Carlos Drummond  de Andrade, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes e infinitos outros. Sinto um pouco como a entrevistada Clair Feliz Regina, os poemas nos fazem enxergar novos olhares sobre a vida, o mundo e as pessoas a nossa volta. Uma satisfação pessoal imensa!

Profª Lílian Thereza de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário